Manual da Lavanderia

Bom dia meninas...
Como estão???
Sempre tenho dividido a semana em assuntos diversos, toda semana posto algo sobre casamento, culinária, dicas de dona de casa, beleza, e algum outro assunto interessante, ou seja, já preenche os 5 dias que faço postagens. Se alguém quiser um post específico pode pedir por comentário tá??? Farei posts especiais...
E o tema de hj é dica para dona de casa. Quando eu casei sabia o básico sobre lavar roupas, pois esta era uma tarefa da minha mãe, qdo eu era solteira (cada uma tinha sua tarefa). Tenho aprendido mais cada dia, mas sei que ainda tenho muuuuuito que aprender. Sempre achei que lavar roupas fosse fácil, era apenas colocar na maravilhosa invenção que se chama "máquina de lavar roupas" e plim, estaria pronto...rs
Lembro de minha mãe dizendo que eu tinha q aprender a lavar roupas, e eu pensava: Nossa minha mãe quer q eu aprenda a colocar roupa na máquina??? Qual o segredo???
É, que engano, deveria ter aprendido com mamãe...agora sempre ligo pra ela e pergunto alguma coisa...haha
E em minhas andanças pelo mundo virtual, encontrei um manual ótimo, que eu tinha q compartilhar com vcs, para as moçoilas que como eu, estão aprendendo mtas coisas pós Big Day...rs
Vamos à matéria?

Manual da lavanderia
Com as devidas dicas para cada etapa - lavar, secar e dobrar - você pode alcançar resultados dignos de uma lavanderia profissional. É só adotar truques práticos e fazer escolhas inteligentes


Escuras para cá, claras para lá...
1. Antes de levar as roupas à máquina é necessário separá-las. Forme blocos de peças brancas, claras e escuras, deixando de lado as de tecido mais delicado, que necessitam ser lavadas à mão. Você deverá lavar cada bloco separadamente. Retire sujeiras muito pesadas e outras manchas, verifique todos os bolsos, desdobre mangas e não se esqueça de fechar zíperes e ganchos. Peças estampadas e escuras devem ser lavadas do lado avesso.
2. Quando o bloco de roupas a ser lavado estiver muito sujo invista no modo 'água quente' da máquina de lavar. Utilize a temperatura morna em tecidos de cor clara ou quando a sujeira for moderada. Vá de água fria quando as roupas não estiverem muito sujas ou forem de cor viva, correndo risco de desbotar.

3. A seleção do sabão também é muito importante para garantir um bom efeito na limpeza - por isso a necessidade de sempre se fazer escolhas inteligentes. Dê preferência aos líquidos, que podem ser usados na água fria. Além disso, eles são ótimos para retirar resíduos de comida e manchas oleosas. Já o sabão em pó dissolve melhor em água quente e auxilia na remoção de sujeira de lama, argila e terra. Não exagere na dose! Espuma em excesso dificulta o enxágue e deixa resquícios do produto na roupa.

4. Peças de tecidos delicados, como lingeries, devem ser lavadas à mão. Deixe as roupas de molho num tanque de água fria com um pouco de sabão. Depois, lave as peças uma a uma, esfregando com o auxílio de um sabão em barra. Deixe de molho novamente por mais dez minutos e enxágue em seguida. Retire o excesso de água da roupa sem torcê-la, pois pode deformá-la.

Lavando a roupa suja
• Sempre verifique as instruções de lavagem disponíveis no verso da etiqueta das roupas.

• Não misture roupas com toalhas de banho.

• Dê adeus a punhos e golas de camisas encardidas, esfregando sabão de coco nos locais afetados antes de lavá-la.

• Se as roupas escuras mancharem as claras, coloque-as (ainda úmidas!) numa panela com água e sabão em pó. Espere ferver. Caso a mancha não saia, acrescente um pouco de açúcar e deixe agir. Esta dica só vale para roupas de algodão.

• Para as roupas escuras não amarelarem, acrescente sal e vinagre à água da máquina.

 • Devolva a cor às roupas amareladas: adicione uma colher (sopa) de água oxigenada na última lavagem.

• Preguiça de lavar peças delicadas na mão? Coloque-as dentro de uma fronha, amarre e leve normalmente na máquina.

• Os vincos saem mais fácil quando você escolher a opção de vapor. Tome o cuidado de colocar a água no recipiente antes de ligar o eletrodoméstico.

• Retire aquelas rugas insistentes esfregando, no sentido dos fios, um algodão molhado com água. Passe o ferro no local em seguida.

• Xi! Vacilou e deixou uma mancha amarelada de ferro? Passe um chumaço de algodão embebido com água oxigenada até a marca sair. Coloque um pano embaixo do local para absorver o líquido.

• Turbine sua tábua de passar! Coloque, abaixo da manta, um pedaço de papel-alumínio. O calor é absorvido rapidamente e refletido na roupa, Diminuindo os movimentos de vaivém.

Varal fenomenal


1. Retire as roupas da máquina e dê uma boa esticada nas peças para evitar o aspecto amassado e o aparecimento de muitos vincos. Vire-as do avesso e pendure-as no varal.

2. Peças pesadas necessitam de um tempo maior de exposição. O sol é uma boa, pois ajuda a eliminar todos os resquícios de alvejante e outros removedores de mancha.

3. Pendure calças pelas pernas, camisas pelas mangas e meias pelos dedos, junto ao seu respectivo par.

4. As roupas que serão passadas devem ser retiradas do varal quando, ao tocá-las, sentir que ainda estão úmidas. Já as outras podem ficar um tempo a mais. Cuidado para não exagerar ou a longa exposição pode deixar um aspecto de queimado nas peças.

Tchau, manchas!
Alguns produtos que você nem imaginava são ótimos tira-manchas!

 
Acetona - Tira manchas de esmalte e é perfeita para limpar sapatos brancos (evite em modelos de plástico).
Água oxigenada de 20 volumes - tira mancha de sangue. Use uma medida de oxigenada para cada nove de água.

Álcool - Tira manchas de caneta.
Bórax - Remove manchas ácidas, como bebidas alcoólicas, frutas e café.

Recadinho: Fernanda, do blog Diário da Fer, não tô conseguindo entrar no seu cantinho linda, poderia me mandar o convite de novo???
É isso aí meninas...
Um ótimo dia à todas...
Bjoooooo

6 comentários:

Unknown disse...

Adoreii as dicas...


beijinhus

Unknown disse...

Adorei as dicas amiga =)
Beijos

Lana Ludmila disse...

Parece que adivinha!!! Dicas de lavanderia que eu tanto precisava! Sou uma negação como dona de casa de primeira viagem... beijosssss

Ju Louseiro disse...

Ameeei as dicas jess!

BJs

Liliane disse...

Ótimas dicas! Bjs

Cris disse...

Isso é importantíssimo! E apesar de parecer óbvio, não é todo mundo que sabe. E quem sabe às vezes esquece...
Uma vez, numa viagem, misturei um monte de roupas na lavadora. Tinha uma camiseta vermelha minha que deixou todas as meias do namorido cor de rosa!
Ele ficou tãããão feliz! Rs!
Bjoss